A Apraxia de Fala Infantil é um transtorno neurológico do desenvolvimento que dificulta a coordenação dos movimentos necessários para a produção da fala. Diferente de problemas musculares, aqui o desafio está na programação motora — o cérebro sabe o que a criança quer dizer, mas tem dificuldade para organizar os comandos que coordenam os lábios, a língua e a mandíbula para formar os sons corretamente.

Crianças com apraxia podem apresentar fala inconsistente, com erros variáveis, esforço para falar, pausas e dificuldade em juntar sons para formar palavras e frases. Muitas vezes, essas crianças ficam frustradas por não conseguirem se expressar com clareza, o que pode afetar sua autoestima e socialização.

O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento tenha resultados eficazes. A terapia fonoaudiológica utiliza exercícios específicos para estimular a coordenação motora oral, a consciência fonológica e a produção sequencial dos sons da fala. Além disso, o processo é muito lúdico, para motivar a criança a participar das atividades.

É importante também o envolvimento da família, que deve apoiar e reforçar os estímulos realizados nas sessões. A apraxia é um desafio, mas com acompanhamento adequado, paciência e consistência, as crianças podem melhorar significativamente a clareza da fala, conquistar maior comunicação e se desenvolver com mais segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *